Redes Sociais

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O descobrimento do Brasil

Ouvimos dizer que o Brasil foi descoberto  em 22 de abril de 1500.  Que Pedro Álvares Cabral  ficou maravilhado com nossas terras, conforme vimos pelos escritos de Pero Vaz de Caminha. Nessas terras onde as vergonhas do índios estavam expostas e que  nessa terra  em se plantando tudo dá.
Amo meu país, de coração, mas tenho mais vergonha de nossa corrupção do que das vergonhas dos índios, de nossa gente sofrida, de campanhas nada profícuas. Tenho vergonha do  bolsa isso, bolsa aquilo, do bolsa gravidez,  tenho vergonha das “músicas” e ritmos duvidosos, vergonha da exposição da intimidade nossa e alheia.  Vergonha da moral distorcida, do jeitinho brasileiro de se dar bem em tudo. Da falta de infraestrutura e de acessibilidade. Falta de educação e respeito. Falta de pensamento crítico, falta de mão de obra qualificada, falta de trabalho. Tenho vergonha do pão e circo e principalmente da violência.
Proponho que o Brasil seja redescoberto, não por ninguém de fora, mas por nós mesmos, e bem rápido, pois a cada dia que passa sumimos mais e mais, como cultura, como povo, como nação. Não sei pra onde vamos e nem pra onde iremos. Quem sabe onde fica aquele país? Aquele tal de Brasil....Será que ele  já foi redescoberto?
Minha autoria                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário